Print This Page


Eis uma breve nota que escrevi para algu�m que me perguntou se teria algo mais a dizer desde "A Desconstru��o do World Trade Center". � claro que existem toneladas de coisas que podem ser escritas, mas estou aguardando at� que haja condi��es de escutar-se palavras sensatas. No momento, palavras fazem pouco sentido. Meu cora��o encontra-se com as fam�lias de centenas de milhares de pessoas assassinadas por Sadam (algu�m est� falando por elas em todos esses protestos?); com os muitos iraquianos que ser�o estupidamente mortos nesta guerra; com as pessoas que s� conseguem ver seus pr�prios valores amea�ados; e com as terr�veis rupturas na situa��o pol�tica do mundo que esta guerra acarretar�. � realmente desastroso que tenhamos chegado a este ponto.

P: Voc� gostaria de adicionar alguma coisa desde que escreveu "A Desconstru��o do World Trade Center"?

R: N�o, mas lembre-se: se voc� for verde, voc� � contra a guerra. Mas se for contra a guerra, n�o necessariamente � verde. Existem raz�es de segunda-camada para n�o se ir � guerra. Por�m, tamb�m h� raz�es de segunda-camada para se ir � guerra. Os verdes n�o t�m escolha - eles n�o ir�o. A segunda camada tem escolha, portanto pese cuidadosamente as evid�ncias. De fato, a segunda camada pode ou n�o recomendar a guerra. Mas voc� pode checar e ver se � "meramente" verde, perguntando-se sob que condi��es recomendaria a guerra. Se n�o conseguir pensar em nenhuma, ent�o bem-vindo ao verde. Ainda assim, o assunto � imensamente complicado, mesmo atrav�s de lentes integrais; portanto, pese cuidadosamente as evid�ncias.

O grande problema dessa discuss�o � que � inteiramente de primeira camada. O azul diz: bombardeie o inferno daqueles malditos; o laranja diz: est� bem, mas apresse-se porque voc� est� prejudicando o mercado de a��es; o verde diz: de jeito nenhum, sejamos amorosos. A primeira camada tem muita dificuldade para observar grandes imagens, da� mover-se em torno das estruturas parciais de valores que a definem. Estou me mantendo fora desta discuss�o desde o ensaio sobre o WTC. � basicamente uma grande briga de foice de primeira camada.


Infelizmente, o mundo necessita de a��o integral. Infelizmente, n�o a conseguiremos, indo ou n�o � guerra. Portanto, � melhor acender uma vela do que reclamar da escurid�o. Assim, trabalhemos em n�s mesmos e tentemos aumentar nossa pr�pria consci�ncia integral, um passo a cada dia, de modo que, no final, deixemos o mundo um pouquinho mais integral do que o encontramos� Ken
23-03-2003

Tradu��o de Ari Raynsford

Print This Page